Cirurgia Oral Menor

Esta é uma sub-especialidade da cirurgia bucomaxilofacial que é responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento de lesões da região da cabeça e do pescoço, como cistos ou tumores, que tenham envolvimento com as estruturas orais, traumatismos de menor intensidade.

Também são de responsabilidade da Cirurgia Oral todos os atos cirúrgicos relacionados às extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, como, por exemplo, em dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes sem suporte ósseo, dentes inclusos, entre outros.

Dentes inclusos:

Dente incluso ou impactado é aquele que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição correta na arcada dentro do tempo ideal.
Esse tipo de patologia pode ser tratada de algumas maneiras como, por exemplo: extração ou tracionamento. Deve-se analisar cada caso em particular para saber o melhor tratamento.

Os dentes do siso (últimos molares) são os dentes que mais frequentemente se encontram inclusos nos maxilares. Outras vezes, estes dentes encontram-se mal posicionados nas arcadas, devendo igualmente serem extraídos.
Outros dentes também podem não irromper, como por exemplo os caninos, incisivos, pré-molares e molares. Na maioria desses casos esses dentes podem ser tracionados cirúrgica/ortodonticamente.

Estes dentes que não irromperam poderão originar diversas complicações:
• Cáries dentárias nos dentes adjacentes;
• Patologias como quistos e tumores;
• Parestesias (alterações da sensibilidade);
• Pericoronarites (inflamação das mucosas);
• Apinhamento dentário (mau posicionamento dos dentes);

O diagnóstico precoce é muito importante para um tratamento eficaz e com mínimas complicações, ele é realizado através de exame clínico e radiográfico. Sempre que indicado, o siso deve ser extraído para evitar problemas futuros.
Se você não sabe se tem ou não os dentes inclusos, ou se os tem e estão incomodando, tire suas dúvidas agendando uma consulta com um de nossos profissionais.

Nós estaremos sempre prontos para cuidá-los da melhor maneira possível, com os melhores profissionais e as melhores opções de tratamento.

Caso 1:

Caso 2:

Sedação

Esse tipo de cirurgia normalmente é realizado com anestesia local. Porém, para alguns casos em que a pessoa quer ficar mais confortável ou para quem tem algum problema de saúde que indique um cuidado maior, temos uma médica anestesista que acompanha as cirurgias com sedação do paciente. Não é anestesia geral e sim uma sedação, o paciente dorme durante todo o procedimento e é monitorado pela médica. Com riscos diminuídos e conforto durante e no pós operatório é um procedimento que auxilia a todos.

Agende uma consulta e faça uma avaliação com um de nossos profissionais. Estamos sempre prontos para um atendimento de excelência, trazendo o que há de melhor para realizar seu tratamento.