Periodontia
Esta é a especialidade mais importante para a manutenção dos dentes e implantes saudáveis, pois sem gengiva e ossos saudáveis, não tem como manter uma mastigação eficiente.
Um dos primeiros sintomas da doença periodontal é o sangramento gengival com a escovação normal ou uso do fio dental. Isso ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana ao redor dos dentes. Esta placa, como o nome diz, é infeccionada por bactérias que ocasionam inflamação na gengiva e como consequência ocorre edema e sangramento gengival. Nesta fase consideramos que o indivíduo está com gengivite.
Se a placa não for removida (boa escovação ou profilaxia no consultório), em 24 horas começa a sua transformação em cálculo ou tártaro, que nada mais é do que a placa bacteriana mineralizada por sais minerais da saliva.
Neste estágio sua remoção deve ser feita em consultório através de RAP (Raspagem, Alisamento e Polimento) dental. Se o tártaro não for removido, inicia-se um processo de reabsorção óssea ao redor do dente, este processo ocorre de maneira gradativa até que o osso não é mais suficiente para manter o dente estável e é necessária sua extração.
A melhor maneira de prevenir a doença periodontal é ter sempre uma boa higiene bucal.
Nos casos em que já se tem a doença, o ideal é procurar um profissional especializado para realizar o tratamento correto, que normalmente é realizado através de RAP para remoção do cálculo.
O principal sintoma da doença periodontal é o sangramento gengival, porém, existem algumas pessoas que não apresentam este sintoma e camuflam a doença. Na maioria dos casos são fumantes. Por este motivo os fumantes devem ter um cuidado especial com os dentes e fazer visitas regulares ao dentista para evitar ou tratar precocemente a doença.
Além de tratar a Doença Periodontal, esta especialidade também trata a estética gengival, como recessões, sorriso gengival, recontorno estético da gengiva. Estes tratamentos são realizados através de enxertos e plásticas gengivais.
Não esqueça de agendar uma consulta para avaliarmos sua gengiva, afinal precisamos dela para uma melhor manutenção dos nossos dentes e até mesmo das próteses e implantes.