O que é DTM?
A articulação temporomandibular (ATM), localizada próxima ao ouvido, é responsável pelos movimentos da mandíbula, sejam eles para frente, para trás ou para os lados. Qualquer problema que a atinja e porventura possa causar dores ou problemas nos movimentos dessa articulação e estruturas envolvidas é chamado de DTM, sigla que significa Disfunção Temporomandibular.
Quais os sintomas da DTM?
As DTMs apresentam diversos sintomas, como dores ao realizar movimentos de abrir e fechar a boca, estalidos e até mesmo travamentos.
O diagnóstico das DTMs é muito complexo, e sua causa muitas vezes impossível de ser identificada. Porém, identificando o problema, muitos são os artifícios que o cirurgião-dentista pode utilizar para tratá-la.
As DTMs podem ser classificadas em:
• Dor miogênica – a mais comum, causa desconforto nos músculos envolvidos na mastigação;
• Desarranjos internos da ATM: presença de disco articular mal posicionado ou lesão articular;
• Doenças Degenerativas da ATM, como osteoartrite ou artrite reumatoide das ATMs.
Um mesmo paciente pode apresentar mais de uma forma de DTM.
Alguns fatores podem levar ao aparecimento ou agravar uma DTM existente, sendo eles:
• Maloclusão ou mordida errada;
• Falta de dentes;
• Estresse;
• Doenças degenerativas articulares;
• Formato das estruturas articulares;
• Fatores genéticos, entre outros.
Geralmente a DTM é multifatorial, ou seja, causada por mais de um fator.
Quais os tratamentos para DTM?
Os tratamentos para DTM são muitos, tudo depende da real causa da disfunção e só pode ser identificado através de exames indicados pelo profissional especializado no tratamento de DTM.
O tratamento pode ser realizado através de remédios relaxantes, anti-inflamatórios, analgésicos, calor úmido, exercícios mandibulares, placas oclusais, aplicação de toxina botulínica nos músculos da mastigação, para relaxar essa musculatura por um período maior que as outras medicações, entre outros. Cabe ao cirurgião dentista identificar o problema e elaborar o tratamento adequado ao seu paciente.
É importante ressaltar que a DTM sempre deve ser tratada, pois quanto mais tempo ficar sem tratamento, mais lenta será a melhora, podendo até mesmo ocorrer piora nos sintomas.
Nossos profissionais estão à disposição para tirar suas dúvidas e elaborar um tratamento adequado para seu caso. Ligue e agende uma consulta de avaliação.